terça-feira, 7 de outubro de 2014

As árvores, a infância e as estaçōes do ano

Quando éramos crianças na rua Amadeu Ginefra, lá em Monte Mor, no interior de São Paulo, tínhamos o privilégio de brincar protegidos do sol, pois lá havia um corredor de árvores que deixava o nosso espaço como nenhum outro na cidade, no país e no mundo. Pelo menos era isso que pensávamos naquela época! Em média, por cada casa, havia duas árvores plantadas e quase nenhuma briga entre vizinhos por causa de disputa por sombra.
Era embaixo das árvores que inventávamos nossas mais deliciosas brincadeiras, que brigávamos disputando jogos ou brinquedos, que sonhávamos com nosso futuro! Nas árvores amarrávamos balanços e embalávamos diversas cantigas e versos. Pela observação de suas majestosas copas, acompanhávamos a mudança das estaçōes e inventávamos cenários com suas folhas, flores e pequenos frutos que caíam.
Nós tivemos esse privilégio! 
Até que o tempo foi passando na rua e, o que nos protegia, passou a ser "risco de vida"! Diziam que as árvores comprometiam as construçōes das casas e assim, uma a uma, as árvores foram sendo arrancadas do cenário mais mágico da nossa infância.

Nossa casa ainda está lá na mesma rua e apenas uma das árvores sobreviveu à esse "arvorecídio". Ela ficou guardando nossos maiores segredos e se manteve silenciosa observando se alcançamos os nossos sonhos.

(...)

Nossa árvore no verão
Quando meu marido veio antes para os EUA para alugar a nossa casa, ele me mandou uma foto e disse que teríamos uma enorme árvore no quintal que abraçaria a nossa casa e tomaria conta das vistas de todas as janelas! Essa foi a melhor notícia (depois de saber que eu nāo teria um tanque de lavar roupas!). Ao chegar em nossa nova casa beeeem vazia em Boston, nos deparamos com a esplendorosa árvore do quintal e com toda essa paisagem arborizada daqui. É incrível como tem árvores nesse lugar!!!! Estava tudo verdinho e lindo! Tudo isso em volta da nossa casa. 
Podemos chamar de nossa árvore? Ela não respondeu! Acho que isso foi um sim!!!!



Me emociono de pensar que meus filhos estão podendo viver essa magia de observar o passar do tempo e as mudanças de estaçōes olhando para esta - e outras milhares - de árvores! Uma banalidade? Não! Prioridade, eu diria!

E assim nós nos encantamos com cada coisinha que acontece com ela! Agora, com a chegada do outono, estamos hipnotizados pelas belezas da natureza. Cada cantinho é uma pintura, uma obra prima! Aqui eu não ganho flores das crianças, ganho folhas! Vermelhas, laranjas, multicoloridas, ou até do Brasil; essa molecada passa horas caçando a mais bonita!

A natureza é quem dá o show e nós apreciamos de camarote essa belezura!






Nenhum comentário:

Postar um comentário