quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O lugar mais seguro do mundo



Se me perguntarem, digo que sou uma pessoa de coragem. Mas, no fuuuundo, que beira bem o raso do meu ser, sou muito medrosa. Por isso, sempre busco um lugar onde me sinto segura e protegida. E esse lugar é aqui (na linha de baixo).

A noite cai sem pedir licença e no momento que menos queremos que ela apareça. De repente, é a hora de dormir e eu sinto uma vontade que cresce como um gigante de não ir para a minha cama. Pode ser pegar no sono no sofá, no tapete ou sobre a mesa da cozinha enquanto meus pais conversam depois do jantar. Quero ouvir essa voz de fundo nos meus sonhos, ter a certeza de que alguém no mundo está de olho aberto e em alerta caso aconteça qualquer coisa por aqui.

Mas quando vejo, arregalo os olhos, estou no meu quarto escuro, naquela cama gelada, sem uma voz que expresse vida acordada na terra. Saio correndo e, quase sem pensar, entro naquele quarto onde há o lugar mais seguro do mundo: a cama da minha mãe e do meu pai. Entro pela porta de acesso livre, o canto do meu pai, que nem me vê chegar; mas nada passa desapercebido pelo radar dela... "Volte para sua cama!", "Só um pouquinho, mãe, por favor!". A canseira dela não dá brecha para uma discussão e eu fico sentindo o calor das pessoas mais importantes da minha vida. Ali o fantasma não chega, a alma penada não puxa o pé, a febre passa, nada dói, não tem monstro do guarda-roupa, pesadelo e ladrão? Se tiver, eu abraço meus pais e juntos lutamos contra os ladrões. Aqui me sinto um super herói.

E tem lugar pra todo mundo, viu?! Tem outros que aparecem na porta e acabam ficando nos pés ou encolhidinho num canto que sobrou. Mas a gente foi crescendo e, naquela época, não tinha cama king size e o lugar mais protegido do mundo foi ficando cada vez mais complicado de se visitar de madrugada. 

Sempre tive sonhos que me faziam acordar assustada e com medo. Mesmo menina grande, lá ia eu com meu travesseiro e colchão para o lado de minha mãe. Ela me afagava com tanto amor, rezava alguma coisa baixinho pro medo passar, segurava minha mão. "Mãe, não dorme! Eu tô acordada ainda!"; "Não estou dormindo filha, só descansando a vista", dizia ela. "Então abre o olho, mãe!". E aquela luz da velinha acesa no quarto deles embalava meu sono como uma canção de ninar.

Foi esse lugar mais protegido do mundo que me ensinou a ter coragem de mãe. Sempre que me sinto com medo ou insegura com qualquer situação, penso nesse estado de segurança que me acalentava quando era apenas filha. Hoje, quando me assusto com um baixinho na beira da minha cama, dizendo "Mãe, posso dormir ai com você?!", já boto correndo pra perto de mim. Seguro a mão, pergunto qual era o pesadelo, rezo baixinho pro anjo da guarda tirar qualquer coisa ruim dos pensamentos dos meus filhos.

Os pediatras e especialistas podem dizer que isso não está certo, que criança tem que dormir a noite toda na própria cama, aplicam novas técnicas e fazem terapia com os pais. Tudo bem que eu também não sou de todo contra e nem a favor, sou uma mãe ponderada que escuta todas as partes e que age pelo impulso do coração na maioria das vezes. Eu não quero meus três filhos dormindo todos os dias no meio da gente, porque aí eu não durmo mesmo! 

São as minhas lembranças me levam para esse lugar seguro e quentinho, que também foi negado algumas vezes - eu aprendi a amá-lo ainda mais quando era dito não! - e é isso que me faz entender o sentimento dos meus filhos quando nos abraçam agradecidos no meio da madrugada.

E que essa lembrança afetuosa também fique guardada para sempre no pensamento dessas três queridas crianças toda vez que apagarem a luz para dormir. 

"Boa noite, meus filhos, durmam com Deus!", ainda diz a voz da minha mãe de longe, que passa por esse fio invisível que une as almas. Mal sabe ela que essa frase sempre soou para mim assim: dormir com Deus deve ser que nem dormir na cama com vocês.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog!
    boa mensagem! =)
    Tenha um 2015 iluminado e receba tudo que almeja!
    Irei voltar..rs
    www.nathaliasouza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Nathália! Volte sempre que quiser! Que seu ano também seja de luz e de sucessos.
      Depois vou lá dar uma olhada na sua página.

      Excluir