quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Para ler com as crianças - A lista

Já faz um tempo que eu uso os livros que o João traz da biblioteca da escola para treinar meu inglês. Além de ter mais facilidade para ler e compreender este tipo de livro, também aproveito para conhecer um pouco da literatura infantil do país onde eu vivo agora.
Gosto muito da qualidade do material em si, das ilustrações e, principalmente, das histórias que leio.
Essa semana veio este livro para casa, Frog and Toad Together, de Arnold Lobel. Logo na primeira história já me diverti muito! Eles me lembraram uma dupla de palhaços!
Vi que não temos esse livro traduzido no Brasil, então resolvi compartilhar com vocês a primeira história que abre esse engraçado livro de dois grandes amigos.
Espero que gostem!

 A LISTA




Numa manhã, o sapo sentou em sua cama e disse “Eu tenho muitas coisas para fazer”. Eu vou escrever todas essas coisas em uma lista para poder lembrar depois.”
O sapo anotou em um pedaço de papel: 

LISTA DE COISAS PARA FAZER HOJE

Depois ele escreveu:
ACORDE

“Vamos começar”, disse o sapo e riscou da lista:

ACORDE

Em seguida o sapo anotou outras coisas no pequeno papel



LISTA DE COISAS PARA FAZER

ACORDE
TOME CAFÉ 
VISTA-SE 
VÁ À CASA DA RÃ
PASSEIE COM O FROG
ALMOCE
TIRE UM COCHILO
BRINQUE COM A RÃ
COMA MUITO
VÁ DORMIR

"Pronto, agora meu dia está todo escrito neste papel”, comemorou o sapo muito satisfeito.





Ele levantou da cama e comeu alguma coisa. Em seguida riscou:  

TOME CAFÉ 









O sapo tirou suas roupas do armário e as vestiu. Depois conferiu: 

VISTA-SE 


E então pôs a lista no bolso.




Abriu a porta e caminhou sossegado pela manhã fresca. Logo estava em frente a porta da Rã. Ele tirou a lista do bolso e riscou: 

VÁ À CASA DA RÃ



O sapo bateu na porta:

“Olá”, disse a rã.
“Olha só, essa é a lista das coisas que preciso fazer hoje”, foi logo mostrando seu minúsculo pedaço de papel.
“Oh, isso é muito legal”, comentou a rã.
O sapo disse então, “Minha lista agora me diz que precisamos dar um passeio”.
“Tudo bem, eu estou pronta”, falou a rã.


A rã e o sapo deram um longo passeio. Em seguida, o sapo tirou a lista do bolso outra vez e riscou:

PASSEIE COM A RÃ

Só que por ali passou um vento muito forte que arrancou a lista das mãos do sapo. Aquele pedaço de papel rodopiou e voou alto pelo ar afora.

“Socorro”, gritou o sapo. “Minha lista foi embora com o vento. E agora, o que eu vou fazer sem a minha lista?”

“Venha comigo”, falou a rã. “Nós corremos atrás da lista e a pegamos”.
“Não!” gritou o sapo. “Eu não consigo fazer isso”.
“Por que não?”, perguntou a rã.
“Porque,” gemeu o sapo, “correr atrás da minha lista não é umas das coisas que escrevi na minha lista de coisas pra fazer!


A rã nem esperou e saiu correndo atrás do papel que voava. Ela atravessou colinas e pântanos, mas a lista voou pelos ares e desapareceu nas alturas.

“Me desculpe”, engasgou a rã, “mas eu não consegui pegar sua lista”.
“Bah”, disse o sapo. “Não consigo me lembrar de nenhuma das coisas escritas nela. Agora, eu apenas preciso ficar sentado aqui fazendo nada”, disse o sapo.


Ele sentou e não fez mais nada mesmo. A rã sentou com ele.




Depois de um longo tempo em silêncio a rã falou, “Sapo, está ficando escuro. Nós precisamos ir dormir agora.”
“Vá dormir”, gritou ele. "Isso era a última coisa da minha lista!”
O sapo escreveu no chão com um galho:

VÁ DORMIR

E depois riscou:
VÁ DORMIR

“Agora sim”, disse o sapo  “Meu dia está todo riscado”!
“Eu estou feliz”, comentou a rã.
E daí a rã e o sapo foram dormir.


LOBEL, Arnold. Frog and Toad together. Barnes & Noble, New York: 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário