terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

REDESCOBRINDO A MATEMÁTICA: aprendendo a aprender e a ensinar!


Eu sempre gostei de matemática. Surpresa para alguns, pode ser... Porque dizem que as meninas preferem ou tendem a se sair melhor em outras áreas que não esta. Eu sempre gostei de matemática, mesmo sendo ela, às vezes, sem lógica alguma! Dá para acreditar, matemática sem lógica? Pois é. Na minha história escolar a matemática não fazia sentido. Eu realizava muito bem os cálculos, gostava das contas gigantescas, fazia os exercícios, ajudava alguns amigos e no fundo, bem no fundo... eu não entendia o que era aquilo.

Fui descobrir a matemática na faculdade de Pedagogia, em uma disciplina em que eu deveria “aprender” a ensinar matemática. Que nada! Eu é que estava aprendendo e me encantando com tudo aquilo que a professora Ana Regina falava e fazia. Ábaco, histórias, registros, pedras, palitos, coleções... isso era matemática!  
A licença materindade (3ª da minha vida!) me possibilitou ler um livro que estava, já tem algum tempo, parado na prateleira...
Aproveitando o momento em que meus filhos dormem (todos ao mesmo tempo), li e gostei muito.

Muitas vezes, na correria esmagadora do tempo escolar, deixamos de ver e ouvir o pensamento dos alunos. Eles representam a matemática através da expressão corporal, por desenhos, na oralidade, usando e recriando notações convencionais, inventando outras regras etc. São pistas que devemos seguir, pois estão nos mostrando/ensinando os caminhos que utilizam para aprender.
Fica a dica!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário