quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EXISTE "VIDA" DEPOIS DO TERCEIRO FILHO?

“Nossa, como você é corajosa!”.  Essa é a frase que mais escuto nos últimos meses da minha vida. Toda vez que ela é pronunciada por alguém, sinto que me torno uma pessoa mais forte! Imaginem o tamanho dessa minha força.
Mas entendo melhor a cada dia que, ter três filhos não é uma questão de coragem e sim, de oportunidade. Oportunidade de aprender mais sobre mim mesma, sobre as pessoas, o mundo. Não é fácil, confesso. Às vezes é engraçado, como por exemplo...
Ir ao shopping com as crianças. “É tudo seu?!” Sim é tudo meu, mesmo saindo os três com a cara do pai, é tudo cria minha! As pessoas param suas compras para perguntar, olhar, saber quanto tempo tem cada um... perguntas e mais perguntas. E os olhares? O Luiz leva um filho no carrinho, eu caminho com “a bebê” no Sling e o mais velho – graças a Deus – anda muito bem sozinho. Fico imaginando que na cabeça de cada um que nos olha passa a mesma frase: “Nossa que coragem!”, ou então, “Meu Deus, são loucos!”.

Tenho amigas que tentam me consolar com a frase “Ah, eu também penso em ter três filhos”. Só pensam, porque eu não pensava e tive. Pensar não gera filhos. O “não pensar” que faz com essas crianças nos surpreendam em nossos ventres maternos.
E eu respondo a famosa frase da coragem da mesma forma para todos: “Não foi um ato de coragem e sim uma grande surpresa”. Realmente, deve ter sido uma promoção relâmpago lá em cima que nem deu tempo de me avisarem: “Faça dois e leve a terceira de brinde!”, e que brinde mais lindo nós ganhamos! Uma anjinha sem asa.

Outro fato curioso foi na maternidade, no momento da cirurgia, quando estavam me preparando para receber a anestesia. A enfermeira que acompanharia o nascimento da minha filha entra, olha para mim e diz: “Eu te conheço, não? Lembro de você!” Claro que lembra, eu estava ali, naquele mesmo lugar no ano passado tendo outro filho. E ela era a enfermeira que acompanhou o parto do Lucas, filho do meio. Reconhecida na maternidade, pode?!
Ir ao pediatra virou um evento! Nas férias de janeiro levamos os três para consulta. Lotamos a sala de espera! Lá dentro montamos uma força tarefa: você tira a roupa dele, eu carrego a bolsa dela, você tira sua roupa sozinho, você não chora, faz o que o médico está pedindo... E o pediatra disse a mais pura verdade: somos uma equipe! Somos mais que uma grande família, somos uma equipe eficiente de pessoas grandes e pequenas.

No programa Mundo S/A teve uma matéria sobre as habilidades desenvolvidas em mães que têm três ou mais filhos. Já está provado que nosso cérebro passa a ser usado de uma forma mais avançada, pois realizamos muitas tarefas ao mesmo tempo e aprendemos a lidar com “jeitos” e comportamentos diferentes. Fiquei me perguntando: será que acontece o mesmo com os homens, no caso, o pai? Bem, meu marido pode escrever algo sobre isso para postar aqui no blog, seria bem interessante.
O carro, a casa, os programas, o sono, o trabalho, corpo, mente... tudo muda. A vida depois do terceiro filho ainda existe, de uma forma triplicada. Ou melhor, elevada ao cubo, fica mais real. Sou transbordada de vida, de muitas vidas numa só – a minha. Como o jardim aqui de casa, que, de uma forma esplendorosa se renova, cresce, transforma, embeleza, nasce, morre e renasce. É a vida – ou as vidas – que como a água, regenera o que está murcho ou desacreditado no jardim.  

E se você deseja ter três filhos, não pense! Espere para ver se a vida te dará essa maravilhosa oportunidade!
 

9 comentários:

  1. Vi, emocionante... encorajador....lindo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida, tenho 4.... e sim, escuto isso toda hora, na melhor das hipóteses..... na pior fazem cara de nojo mesmo.... parabens, a vida é linda... e vale a pena vive-la plenamente... ainda não fiz um blog, mas tb tenho muito para compartilhar... e esse lance de não curtir filho ou muito filho é historicamente e culturalmente localizado... nao embraque nunca no discurso dos outros... bora ser feliz... sou irmã da myriam wonsik, estou no face: estela cano e estela wonsik... bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estela, a vida foi muito generosa contigo: 4 filhos!!!! Que maravilha! Com certeza você tem MUITA história para contar. Se quiser, pode usar esse espaço do meu blog para escrever suas aventuras. Seria um prazer, viu?
      Vou te procurar no face.
      Obrigada, beijo.

      Excluir
  3. Estela Wonsik (de novo)
    Adorei seu texto e vou compartilhar muito... eu passo exatamente pelas mesmas coisas... suas palavras são um retrato do que sinto.... eu sou a feliz mamãe dos quatro... e há bullying contra gente como a gente, viu? Parabéns o amor só se multiplica...

    ResponderExcluir
  4. olá Livia!
    quando vi seu convite, e lembrei que vc já é mãe de três de filhos, não pensei:
    "nossa como ela é corajosa", mas pensei: "nossa como ela consegue?!". Ser mãe, profissional da educação, dona de casa, esposa, enfim ... e ainda tocar um blog.
    Em que horas?
    Digo isso porque olha o horário que consigo entrar na internet.
    Lendo seus textos, entendi ... é que vc é ESCRITORA, deve ser dessas
    que precisam escrever urgente, dessas que já vem com isso dentro de si
    e assim acaba trazendo grandes alegrias para nós.
    Saiba que logo te alcanço, pois nós já estamos indo para o segundo filho!
    Ele chega em julho, é um menino.
    Na verdade não planejamos o terceiro, mas essa vida nos apronta cada surpresa!
    beijão

    Carol (da faculdade)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que alegria! Um molequinho agora!!!! Parabéns.
      Obrigada por aceitar o meu convite, apareça sempre!
      Um beijo e saudades!

      Excluir
  5. Achei extremamente interessante seu texto, motivador, bonito, real... Mas acho que falta comentar a realidade da dor de ser mãe (imagine de três filhos!)... Deixar planos, perder por algum tempo a subjetividade (não por deixar de ser mulher, mas por não ter tempo para mais nada além de ser mãe...).

    Enfim! Gostaria de ouvir também as lamúrias... Assim poderei ver se paro de pensar... hahaha

    Um forte abraço e parabéns (não só pela maternidade, mas pelo texto... está ótimo.)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia para o próximo texto: "Lamúrias de uma mãe de três", hahahah!
      Só que eu fiquei aqui pensando: QUEM SERÁ QUE ME ESCREVEU ESSE COMENTÁRIO?
      QUEM? QUEM?

      Excluir
  6. sou mãe de dois e penso no terceiro mas so escuto as pessoas falarem vc é loca vai ter que parar a vida pra cuidar de 3 não concordo é claro, mas pro outro lado não quero realmente largar nada do que faço agora faculdade é uma delas lutei muito para começar .vc concegue ser boa em tudo que faz ser mãe profissional e dona de casa sem deixar nada de lado?

    ResponderExcluir