quinta-feira, 25 de abril de 2013

AS VANTAGENS DE SE TRABALHAR COM CRIANÇAS


                   Volta à escola depois de quatro meses de licença maternidade. Você deixa um filho em casa e vai com os outros dois para o trabalho. Alegria também olhando por este lado e, pelo menos, alguma vantagem em se ter três filhos.
                Você pode pensar que é um regresso banal: cafezinho na chegada, meia dúzia de abraços de bom retorno, olhares e comentários sobre a sua barriga que diminuiu (mas não sumiu!) e o seu corpo que “parece” ter voltado ao normal. Perguntas sobre o bebê, com quem ficou etc e tal. Ponto. Volta tudo ao normal: trabalho. Se fosse num ambiente profissional em que só adultos convivem, sim, seria ponto final e trabalho.
                Mas sabe, eu trabalho com crianças. Isso mesmo, deixo três filhos para conviver intensamente com outros vinte seres humanos pequenos e tão admiráveis. Tem gente que acha que é loucura, “nasceu com o dom” ou qualquer coisa do tipo. Porém, hoje vou contar algumas das inúmeras vantagens de se trabalhar com as crianças.
                Elas são assim, em primeiro lugar: honestas. Tão diferentes de grupos de trabalho feminino, onde as mulheres elogiam sempre sua roupa, mas no banheiro tiram o maior sarro da combinação de estampas que você fez. Com as crianças não é assim: dizem na cara se está bonito ou se está feio. E quando gostam de você, te acham linda até com a mais brega combinação. Comentam sobre seu corte de cabelo, os fios brancos, as pintas inusitadas no seu rosto! Reparam, perguntam e olham admiradas para cada detalhe seu.
                As crianças correm ao seu encontro e te abraçam com força que até dói. Gratuitamente! Só porque te querem bem. É abraço sincero, carinhoso, suado às vezes. Abraço que te recupera de toda e qualquer chateação.
                Elas te olham nos olhos, dizem que realmente sentiram saudades e passam horas falando sobre suas vidas, suas histórias e travessuras. Adoram falar de tragédia, de tombo, machucados e derivados. Querem a nossa total atenção a todo momento. Elas têm a enorme capacidade de contarem suas histórias ao mesmo tempo, falam juntas e você desenvolve a habilidade de ouvir três ou quatro histórias de uma só vez.
Esses pequenos te desenham com todos os exageros reais que você tem e te entregam de presente para que nunca os esqueça. Eles brigam para sentar do seu lado, para pegar na sua mão... e escrevem cartinhas e poemas para lhe roubarem lágrimas de tanta emoção.
Fazem fila para abraço, beijam seu rosto e o deixam molhado, querem que você corra, brinque e tenha fôlego para acompanhar suas brincadeiras. Nos chamam de mãe, de vó, pai e até do nome da empregada.
A única desvantagem é que essas crianças crescem e deixam de lado a simplicidade e a honestidade daquele tempo em que diziam, por desenhos ou por olhares, que gostavam de verdade de você.
                Trabalhar com crianças é assim: intenso e verdadeiro. Energia que esgota e revigora!
 

Algumas frases preciosas que já ouvi das crianças:

“Nossa Lívia, sua pele parece uma galinha depenada!”
“Olha, quanto cabelo branco! Posso contar?”
“Lívia seu cabelo está bonito, ficou igualzinho da minha vó”
“Quando você era nossa professora da 1ª série (três anos atrás) você usava essa calça”
“Você só tem esse sapato?”
“Sora, vai lá na minha casa tomar um café e contar uma história?”
“Sora, você veio da Bahia? Você fala que nem baiano!”
"O que é isso dentro do seu olho?"
 

2 comentários: