segunda-feira, 25 de março de 2013

ELE ESTÁ DE VOLTA: SR. PENICO!

            A maioria das coisas aqui em nossa casa tem uma história para contar. Elas não vieram parar aqui por mero acontecimento do acaso, e sim, estão quase sempre associadas a um episódio engraçado, trágico ou feliz.
          É o caso desse penico branco, com um formato de urso e de olhos azuis. Ele veio de lá de perto do final do mundo... você já foi para lá? Nós já fomos, e de carro. E com uma criança de um ano e seis meses junto. Onde fica? “Não me perguntes onde fica o Alegrete...”. É de lá que veio esse penico que encarou conosco uma longa viagem de volta para casa. Uma história mais ou menos assim...
 
Num lugar muito, mas muito, muito distante daqui, morava um penico branco, em forma de urso, com olhos azuis. Foi visto com muita alegria por uma avó entusiasmada em ajudar seu primeiro neto a sair das fraldas. E no último dia de estadia na tão longínqua Alegrete, fomos surpreendidos pela notícia que mais esse integrante faria companhia em nossa longa viagem de volta.
 O carro estava abarrotado de coisas (tínhamos apenas um filho, o João), porta malas lotado, banco da frente, do fundo, porta luvas... tudo ocupado. Onde iríamos colocar o tal penico? Não tinha como deixá-lo, como eu iria desapontar minha sogra com o presente? E o penico foi, praticamente, em cima da criança. Tudo bem, sem exageros, ao lado (mas quase em cima) do João.
Só que o menino era pequeno e a viagem MUITO longa. João ficava cansado do carro, da sua cadeirinha, de não ter o que fazer... então chorava (ou fazia cocô!). Parávamos de porteira em porteira dos pampas gaúchos para limpá-lo ou consolá-lo. E adivinha quem descia junto? O penico branco em forma de urso e com os olhos azuis. O negócio foi deixando de ser um objeto legal, que seria bem aproveitado pelo meu filho quando estivesse pronto para sair das fraldas... naquele momento, na atual situação, o treco virou um trambolho! Toda vez: descia a mãe, descia o pai, descia o penico e descia o menino. Limpa, troca, dá água, estica a perna. Volta o menino, guarda o penico, entra pai e sobe a mãe. Voltamos à viagem!
Foram muitas paradas: posto de gasolina, restaurante de beira de estrada, acostamento etc. Viajar de carro, com criança pequena, para bem perto de onde o mundo se acaba... não é mole não! Na volta, demos uma parada em Florianópolis: eu, meu marido, meu filho e é claro, o penico branco com forma de urso e de olhos azuis!
Já em casa, quando chegou a hora de realmente usar o penico (seis meses depois), ele estava lá: branco, lindo, em forma de urso e com os olhos bem azuis. E vocês acham que meu filho quis sentar nesse penico? Claro que não! Traumatizou! Fazia xixi e cocô pela casa inteira, menos no urso polar.
Para ajudar o João nessa difícil fase de sair das fraldas, decidi comprar um cachorro: “Marido, o João vai ajudar o filhote a fazer no lugar certo e fará o mesmo!”. Sabe o que meu filho fez: ofereceu seu penico branco para o cachorro usar!!!!! E ele continuou fazendo suas necessidades pelo chão da casa (o cachorro idem!). Quase enlouquecemos, mas sabe, essas situações difíceis passam de um jeito que não deixam rastros... não me lembro de quanto tempo ficamos enlouquecidos limpando xixi e cocô de criança e de cachorro! Passou realmente. O problema é que corro o risco de fazer tudo outra vez...
É que ele está de volta! O penico branco, em forma de urso e de olhos azuis voltou para nossa casa. Agora é a vez do filho do meio usá-lo (ou não). Ontem foi a apresentação oficial e sabe no que deu? Em nada...
O Lucas achou que fosse um banquinho novo e sentou sem problemas. Mas quando a tia/madrinha disse que ali ele faria cocô e xixi, meu filho disse “Éca!”, fechou a tampa e saiu para longe do penico. Cocô e xixi não combinam com ele, tão branco, tão bonito. As crianças sabem disso, por isso não o usam. Ou melhor, o penico hoje foi para o banho! Parece que está se tornando mais um membro da nossa grande família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário